Category Archives: Rankings

Portugal com menos liberdade de imprensa

De acordo com o relatório anual da organização Repórteres sem Fronteiras, que que contempla 180 países, Portugal teve menos liberdade de imprensa no ano passado do que em 2012, ocupando, actualmente, o 30.º lugar do ranking, duas posições acima do que no ano anterior.

Na base da elaboração do documento está a avaliação de diversos indicadores, como pluralismo, transparência, legislação independência e segurança nos órgãos de comunicação social.

O topo da tabela continua a ser ocupado por países nórdicos, Finlândia (1.º), Holanda (2.º) e Noruega (3.º), enquanto os últimos lugares pertencem ao Turquemenistão (178.º), Coreia do Norte (179.º) e Eritreia (180.º).

Disponivel em: World Press Freedom Index 2014

Imprensa diária ainda faz sentido?

Semanário Expresso, 23 de Março de 2013

Semanário Expresso, 23 de Março de 2013

Liberdade de Imprensa

Portugal ocupa a 28ª posição (subida de cinco lugares relativamente a 2011) no índice de liberdade de imprensa em 2012, anunciou a Repórteres Sem Fronteiras no seu RELATÓRIO ANUAL DE LIBERDADE DE IMPRENSA, divulgado esta semana.

Finlândia, Holanda e Noruega ocupam os três primeiros lugares. Em sentido contrário, a situação continua deplorável em países como Tunísia e Egipto, provando que a Primavera Árabe não conduziu, para já, a melhorias  na liberdade de imprensa no Médio Oriente e no Magrebe.