Category Archives: Media & Jornalismo

RTP aposta na educação

Foi hoje para o ‘ar’ o novo projecto digital da RTP. O Ensina RTP é um agregador de conteúdos vocacionados para o conhecimento, em áudio ou vídeo, já produzidos e a produzir pelo universo RTP, destinado a alunos do ensino básico e secundário.

A iniciativa do grupo público de media arranca com mais de 800 conteúdos disponíveis  e foi concebida para ter um bom desempenho nos acessos através dos vários dispositivos móveis disponíveis (PC, tablet e smartphone).

Apresentado o «Observador»

Foi hoje anunciado formalmente o nascimento de um novo projecto jornalístico exclusivamente online, cujo arranque está projectado para o primeiro semestre deste ano.

O Observador parece uma aposta em contra-ciclo, mas faz sentido se for tido em consideração o crescimento na procura de informação através de dispositivos móveis .

A estrutura accionista do novo ciberjornal contempla os nomes dos empresários António Carrapatoso, Alexandre Relvas, João Talone, Filipe de Botton e Luís Amaral. O antigo director do Público, José Manuel Fernandes, assumirá o cargo de publisher, enquanto David Dinis até agora editor de política do semanário Sol, será o director do Observador que está, actualmente, a recrutar jornalistas, webdesigners e front-end developers.

«O Observador tem um ponto de vista editorial: defende sem ambiguidades a democracia representativa, a economia de mercado e uma sociedade aberta e global – por isso estimulará debates públicos e não hesitará em tomar posição».

O fim dos jornais

A Future Exploration prespectiva o fim da importância da imprensa escrita nos Estados Unidos par ao ano 2017. O estudo abrange os cinco continentes e prevê que a morte dos jornais em formato papel em Portugal ocorra por volta do ano 2028.

Os factores que sustentam os resultados estão divididos em dois grupos: globais (desenvolvimentos/custo associado às plataformas móveis) e nacionais (económicos, demográficos, governamentais, hábitos de consumo, etc., etc., etc…).

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

Disponível em: Newspaper extinction timeline

Via João Canavilhas

Livros sobre ciberjornalismo

O blog Online Journalism reúne uma selecçao de livros sobre ciberjornalismo divididos em diversas categorias: base teórica, histórica e conceptual; prática do ciberjornalismo; segurança online; ética, distribuição, direito e empreendedorismo e multimedia.

Todos os exemplares estão disponíveis para compra online. Rigorosamente a não perder! Disponível aqui: An online journalism reading list

Os jornais e as relações públicas

A primeira página de hoje do jornal A Bola foi, seguramente, concebida com o objectivo de conciliar dois pilares fundamentais: a componente informativa – com a confirmação de um «furo» publicado na edição de ontem (anúncio de Bruno Cortez como reforço do Benfica) –  e a valorização da  imagem institucional através de uma mini-campanha de relações públicas (ver imagem).

osdia/pagina.html

osdia/pagina.html

Corte e costura

O Correio da Manhã transcreveu, nas suas duas edições (impressa e online), a entrevista exclusiva que Jorge Jesus concedeu à Benfica TV, apresentada por José Eduardo Moniz, e que o diário da Cofina identificou como sua.

Plágio, lapso ou procedimento comum no noticiário desportivo, o processo está longe de ser consensual.

Diário de Notícias, 6 de Julho de 2013, secção Media, página 43

Diário de Notícias, 6 de Julho de 2013, secção Media, página 43

Jornalismo corporativo

O Benfica TV, canal tutelado pelo Sport Lisboa e Benfica registado na ERC, fez história no jornalismo especializado ao emitir uma entrevista ao treinador Jorge Jesus conduzida por José Eduardo Moniz que, ao que parece, acumula o cargo de jornalista (Carteira Profissional 171) com o de administrador da SAD encarnada, tornando-se numa espécie de personagem com dupla personalidade que confunde a audiência.

De qualquer forma, ainda que se assuma que as perguntas foram formuladas pelo «jornalista» José Eduardo Moniz, ninguém acredita que a conversa não tenha sido, previamente, passada a pente fino pelo gabinete de comunicação encarnado. Afinal de contas, antes de fazer jornalismo, o Benfica TV preocupa-se em disseminar propaganda institucional. O principal motivo da existência do canal.

Opinião de José Manuel Ribeiro, director de o Jogo: “A caminhada triunfal de Jesus

Enhanced by Zemanta

Where is the money?

The Guardian cresce no digital mas (também) ainda não encontrou a fórmula mágica.

“Nos últimos cinco anos, The Guardian perdeu aliás 40% da difusão. Porque o seu editor privilegia doravante a versão digital. Com 40 milhões de visitantes únicos por mês, é mesmo o terceiro sítio de informação no mundo ligado a um diário tradicional, depois do New York Times e o do londrino Daily Mail“.

Disponível em: UMA APOSTA PROBLEMÁTICA

A Internet móvel de 2012 a 2017

Em 2017, a internet móvel será mais rápida e vai ser muito usada para ver vídeos em smartphones. Veja essas e outras previsões da Cisco

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/como-sera-a-internet-movel-daqui-a-5-anos

Tablets e os jornais do futuro

Projecção interessante sobre o papel dos tablets e as consequentes, mudanças no jornalismo (ciberjornalismo). O vídeo é de 1994, logo «way before ipad».

Recomendado por João Canavilhas