Category Archives: Empreendedorismo

Apresentado o «Observador»

Foi hoje anunciado formalmente o nascimento de um novo projecto jornalístico exclusivamente online, cujo arranque está projectado para o primeiro semestre deste ano.

O Observador parece uma aposta em contra-ciclo, mas faz sentido se for tido em consideração o crescimento na procura de informação através de dispositivos móveis .

A estrutura accionista do novo ciberjornal contempla os nomes dos empresários António Carrapatoso, Alexandre Relvas, João Talone, Filipe de Botton e Luís Amaral. O antigo director do Público, José Manuel Fernandes, assumirá o cargo de publisher, enquanto David Dinis até agora editor de política do semanário Sol, será o director do Observador que está, actualmente, a recrutar jornalistas, webdesigners e front-end developers.

«O Observador tem um ponto de vista editorial: defende sem ambiguidades a democracia representativa, a economia de mercado e uma sociedade aberta e global – por isso estimulará debates públicos e não hesitará em tomar posição».

Livros sobre ciberjornalismo

O blog Online Journalism reúne uma selecçao de livros sobre ciberjornalismo divididos em diversas categorias: base teórica, histórica e conceptual; prática do ciberjornalismo; segurança online; ética, distribuição, direito e empreendedorismo e multimedia.

Todos os exemplares estão disponíveis para compra online. Rigorosamente a não perder! Disponível aqui: An online journalism reading list

Jovens jornalistas lançam Plural&Singular

Um grupo de jovens jornalistas, naturais de Guimarães, criou com um novo projecto editorial, denominado PLURAL&SINGULAR, que está disponível online com objectivo “colocar na rota da comunicação social nacional a área da deficiência”.

A Plural&Singular arrancou em Dezembro de 2012 e, ao longo da sua primeira edição, de sensivelmente 100 páginas, faz um périplo pelo mundo da deficiência contemplando secções como desporto, cultura, saúde e bem-estar, tecnologia e inovação.