Category Archives: Insólito

Jornalismo com bolinha vermelha

O espanhol Mediterráneo Digital, que se define como «independente e politicamente incorrecto», publicou, na sua página oficial no facebook, um anúncio de emprego, no mínimo, original para o sector da informação.

Os critérios para o recrutamento do título, que publica edições em Madrid e na Catalunha, são, maioritariamente (ou exclusivamente),….estéticos!

«Eres joven? ¿Eres periodista? Te consideras sexy? Te gusta el deporte? Ponte en contacto con Mediterráneo Digital! Abrimos #CastingReporteras».

Choveram acusações de sexismo e machismo, ainda que, nas 48 horas seguintes à publicação do edital, tenham caído, na caixa de correio do Mediterráneo Digital, mais de 100 candidaturas. Um verdadeiro caso de estudo de abordagem à profissão.

Vanessa Blanco - Nueva reportera de Mediterráneo Digital

Via Clases de Periodismo

Um Oscar para a Rita

Dura praticamente desde o início do ano uma espécie de guerra entre o provedor do Leitor do Diário de Notícias, Oscar Mascarenhas, e a jornalista da RTP Rita Marrafa de Carvalho.

A estória é tão surreal que, não fosse verdade, até pareceria ficção. A Rita expôs, no facebook, um episódio que envolveu uma ida a Belém, a filha e os guardas do Palácio. O provedor não gostou, torceu o nariz e carregou na jornalista na página semanal que assina no DN. A semana seguinte trouxe protestos nas redes sociais, indirectas mais ou menos directas, e uma exclusão do círculo de amigos.

No fim-de-semana seguinte, Oscar Mascarenhas manteve a toada, novamente com a mira centrada na jornalista, num texto que transpira despeito por todos os poros. Hoje (finalmente) a Rita colocou o ponto final no assunto! Mesmo que o provedor volte ao tema, não há mais nada a acrescentar. É por isso que o Oscar (assim mesmo, sem acento!) vai para a Rita.

Disponível em: Direito de Resposta

Aproveitar o momento

http://edition.cnn.com/2013/07/22/world/europe/uk-royal-baby/

http://edition.cnn.com/2013/07/22/world/europe/uk-royal-baby/

https://www.google.pt/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&docid=Gg4Gk-MQx5c5GM&tbnid=RZj5rwxOk94ipM:&ved=0CAUQjRw&url=http%3A%2F%2Fenglish.ruvr.ru%2Fnews%2F2013_07_23%2FThe-Son-how-British-papers-marked-the-birth-of-the-future-King-3766%2F&ei=oW7wUbuBHsWb1AWOooDADg&bvm=bv.49784469,d.ZGU&psig=AFQjCNHW_qi6xPGbfm0ulljVLUnZ_iv1LA&ust=1374796204256553

http://english.ruvr.ru/news/2013_07_23/The-Son-how-British-papers-marked-the-birth-of-the-future-King-3766/

O jornal inglês The Sun, que tem uma das maiores taxas de tiragens à escala mundial, assinalou o nascimento do Príncipe de Cambridge, terceiro na linha de sucessão ao trono britânico, com uma subtil, mas eficaz, mudança de logótipo, aproveitando a homofonia do nome do tablóide com a palavra «son» (filho em inglês) para criar a primeira página mais original da imprensa britânica. A «nova imagem» figurou na edição em papel e no portal do jornal.

Sexo em vez de sucesso valeu despedimento

Uma troca de palavras (prontamente corrigida), de fonética semelhante, valeu o despedimento à jornalista especializada em desporto do SportsNet Susannah Collins.

Mais um caso insólito depois de, há algumas semanas, o apresentador A. J. Clemente não ter passado do primeiro dia à frente das câmaras da KFYR-TV North Dakota’s NBC News Leader.