Category Archives: Serviço Público de Rádio de Televisão

RTP aposta na educação

Foi hoje para o ‘ar’ o novo projecto digital da RTP. O Ensina RTP é um agregador de conteúdos vocacionados para o conhecimento, em áudio ou vídeo, já produzidos e a produzir pelo universo RTP, destinado a alunos do ensino básico e secundário.

A iniciativa do grupo público de media arranca com mais de 800 conteúdos disponíveis  e foi concebida para ter um bom desempenho nos acessos através dos vários dispositivos móveis disponíveis (PC, tablet e smartphone).

O futuro dos media é tecnológico

Afinal, o estrangulamento económico e financeiro que aflige os media noticiosos ainda não atingiu o clímax. A opinião é de Frédéric Filloux que antecipa um agravamento do cenário fruto do contínuo afrouxamento do mercado publicitário que tirará de circulação mais alguns títulos.

Ainda assim, nem tudo é negro. Ao ler o texto assinado pelo director-geral para as operações digitais da Les Echos, o maior grupo de media francês, já se espreita uma luz ao fundo do túnel, perspectivando melhorias resultantes, entre outros factores, do aparecimento de novas estratégias publicitárias e da implementação da política do pay-per-view. 

http://www.mondaynote.com/wp-content/uploads/2014/01/303-J-curve.png?d81f8f

http://www.mondaynote.com/wp-content/uploads/2014/01/303-J-curve.png?d81f8f

«2014 will be the year of media companies realizing they must morph into technology companies — or embrace, one way another, the technologies that guarantee their survival».

Disponível em: Surviving 2014

Grécia desespera por literacia mediática

O fecho da televisão e rádio públicas gregas fez da Grécia um case study de iliteracia mediática:

a)  Com o fecho da ERT, a taxa de desemprego dos jornalistas gregos disparou para bem mais de 50%;

b) As audiências da ERT eram (são) muito baixas. Nas ruas de Atenas têm-se a opinião de que a ERT é elitista e que as pessoas são lá colocadas por interesses partidários;

c) Num país de 11 milhões de habitantes, a audiência dos noticiários das 20:00 horas, em todos os canais, é de apenas três milhões;

d) A maioria da população [grega] não vê as notícias. A Grécia tem, ainda, a mais baixa percentagem de leitores de jornais da Europa;

Disponível em: MATAR PRIMEIRO, REESTRUTURAR DEPOIS