Category Archives: Social Media

Tudo ligado aos smartphones

Toda a arquitectura do negócio mobile gira em torno dos smartphones. A aposta nestes «computadores de bolso» não é nova, mas parece ter saído reforçada da última Feira Mundial de Tecnologia Móvel onde foram apresentados novos periféricos: pulseiras, óculos e, imagine-se, escovas de dentes podem agora ser sincronizados com os nossos telemóveis.

Disponível em: Tudo ligado: o melhor da tecnologia móvel na feira de Barcelona

Vigilantes de redes sociais

Os jornalistas especializados em desporto vivem, diariamente, um enorme drama: ter de fazer notícias sem sequer pôr olhos em cima dos protagonistas. Os clubes de futebol, e as respectivas equipas, vivem, cada vez mais, numa espécie de clausura conventual imposta pelas políticas de comunicação altamente restritiva dos clubes.

É por isso que hoje os jornalistas têm de vestir o fato de vigilantes de redes sociais à procura de discursos directos. O director de A Bola, Vítor Serpa, explica todo o processo (ver abaixo). 

Jornal A Bola, edição de 15 de Fevereiro de 2014, página 30, crónica «Hoje é Sábado».

Jornal A Bola, edição de 15 de Fevereiro de 2014, página 30, crónica «Porque hoje é Sábado».

As redes sociais em 2014

http://www.tom.travel/2014/01/pinterest-twitter-facebook-instagram-google-linkedin-en-2014/

http://www.tom.travel/2014/01/pinterest-twitter-facebook-instagram-google-linkedin-en-2014/

Portugueses adeptos do mobile

Semanário Expresso, edição de 1 de Fevereiro de 2014, página 02

Semanário Expresso, edição de 1 de Fevereiro de 2014, página 02

Semanário Expresso, edição de 1 de Fevereiro de 2014, página 02

Semanário Expresso, edição de 1 de Fevereiro de 2014, página 02

Semanário Expresso, edição de 1 de Fevereiro de 2014, página 02

Semanário Expresso, edição de 1 de Fevereiro de 2014, página 02

Os portugueses continuam a aderir bem às plataformas comunicação móveis. Tanto que nos últimos três meses de 2013 venderam-se, em Portugal, mais de 615 mil smartphones e 231 mil tablets,  avança a consultora IDC.

Estes números fazem com que 2013 fique para a história como o ano em que se venderam mais tablets do que PC (637 mil contra 627 mil).

Perspectiva-se, portanto, que em 2014 as vendas do tablets cresçam 18%, para as 742 mil unidades, enquanto os smartphones também vão de vento em popa: 2,5 milhões de equipamentos vão ser adquiridos, o que simboliza um aumento de 13% em relação ao período homólogo.

Tudo isto quer dizer que, após cinco anos de retracção, 2014 marca, definitivamente, o regresso ao crescimento do mercado das tecnologias de informação. Já o mercado das telecomunicações terá que se debater com o seguinte binómio: quebra de receitas nos serviços de voz (móvel e fixo), reequilibrada com o aumento de facturação no tráfico de dados.

Um Oscar para a Rita

Dura praticamente desde o início do ano uma espécie de guerra entre o provedor do Leitor do Diário de Notícias, Oscar Mascarenhas, e a jornalista da RTP Rita Marrafa de Carvalho.

A estória é tão surreal que, não fosse verdade, até pareceria ficção. A Rita expôs, no facebook, um episódio que envolveu uma ida a Belém, a filha e os guardas do Palácio. O provedor não gostou, torceu o nariz e carregou na jornalista na página semanal que assina no DN. A semana seguinte trouxe protestos nas redes sociais, indirectas mais ou menos directas, e uma exclusão do círculo de amigos.

No fim-de-semana seguinte, Oscar Mascarenhas manteve a toada, novamente com a mira centrada na jornalista, num texto que transpira despeito por todos os poros. Hoje (finalmente) a Rita colocou o ponto final no assunto! Mesmo que o provedor volte ao tema, não há mais nada a acrescentar. É por isso que o Oscar (assim mesmo, sem acento!) vai para a Rita.

Disponível em: Direito de Resposta

Transformações no Porto24

O Porto24 apresentou hoje o novo design do seu portal. A comemorar o seu terceiro aniversário, o ciberjornal de informação regional fez mais do que um simples refresh de imagem: reforçou a opinião, com a angariação de novos cronistas, fez nascer novas secções (Memória) e, ainda, apostou forte nas redes sociais, onde, de resto, foi anunciada toda a transformação, e no multimédia.

O maior destaque talvez seja o espaço «Gozto», num novo directório de produtos e serviços especialmente vocacionado para o comércio tradicional e para os produtos inovadores.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152134788563419&set=a.442634078418.243605.287312138418&type=1&theater

Nova imagem do portal http://porto24.pt/

Disponível em: Novo Porto24

Redes sociais para jornalistas

O Knight Center for Journalism in the Americas, da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, abriu inscrições para o curso online gratuito «Redes sociais para jornalistas» que decorre  entre 3 de Fevereiro e 9 de Março.

Apesar da denominação, o curso está aberto a profissionais de todos os sectores de actividade, como sublinha Rosental Alves (director e fundador do Knight Center) e, ao longo de cinco semanas, os interessados terão a oportunidade de partilhar experiências com vários profissionais  (reconhecidos) e estudiosos do círculo mediático.  O primeiro a entrar em cena será Ryan Thornburg, da Universidade da Carolina do Norte, seguindo-se Sharif Durhams, do Milwaukee Journal SentinelCraig Silverman, do Spundge e do PoynterDaniel Victor, do The New York Times, e Amanda Zamora, do ProPublica.

Inscrições em: Social media for journalists: the basics

Imperativo tecnológico

A minissérie britânica Black Mirror, disponível em Portugal desde Novembro nos canais MOV e TV Séries, retrata uma sociedade inteiramente dependente das novas tecnologias e incapaz de regressar à terra para viver em modo offline.

Criada por Charlie Brooker, com participação de Konnie Huq e Jesse Armstrong, Black Mirror desperta-nos a necessidade de reflexão sobre a forma como a tecnologia se assenhoriou do  quotidiano e transformou a nossa forma de relacionamento.

Enhanced by Zemanta

Lista de livros sobre comunicação e social media

O  Formación Online Gratis disponibiliza, no seu sítio na internet, 45 livros sobre comunicação e social media Download disponível em: Listado de los libros gratis de social media y comunicación

A Internet móvel de 2012 a 2017

Em 2017, a internet móvel será mais rápida e vai ser muito usada para ver vídeos em smartphones. Veja essas e outras previsões da Cisco

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/como-sera-a-internet-movel-daqui-a-5-anos