Category Archives: Fotojornalismo

Emigração e tecnologia fazem imagem do ano

A World Press Photo escolheu como fotografia do ano uma imagem que retrata emigrantes africanos na costa da cidade de Djibouti, à noite, elevando os telemóveis na tentativa de capturar uma rede de baixo custo da vizinha Somália.

Intitulada Signal, a imagem data de 26 de Fevereiro, foi publicada na revista National Geographic  e saiu da objectiva de John Stanmeyer que trabalha, quase exclusivamente, para a conceituada publicação norte-americana, mas que, também, já fez fotografia para a revista Time.

African migrants on the shore of Djibouti city at night, raising their phones in an attempt to capture an inexpensive signal from neighboring Somalia—a tenuous link to relatives abroad. Djibouti is a common stop-off point for migrants in transit from such countries as Somalia, Ethiopia and Eritrea, seeking a better life in Europe and the Middle East.

http://www.worldpressphoto.org/awards/2014/contemporary-issues/john-stanmeyer

Disponível em: 2014 Photo Contest

O falecimento de Eusébio nos jornais

O desaparecimento de Eusébio da Silva Ferreira, aos 71 anos, mereceu o destaque da unanimidade da imprensa portuguesa e europeia. Entre escolhas mais artísticas, como os casos do jornal I e do desportivo Record, ou informativas, como a do Correio da Manhã, os leitores tiveram hoje acesso a verdadeiras edições de coleccionador sobre a vida e os feitos do Pantera Negra.

Generalistas - 6 de Janeiro 2014Desportivo - 6 de Janeiro 2014

A importância dos fotojornalistas

Nunca foi tão fácil fotografar, principalmente hoje que toda a gente tem um smartphone no bolso pronto a disparar. Ainda assim, mais complexo do que tirar um retrato é eternizar os momentos que realmente interessam.

Um artigo da The Atlantic debruça-se, precisamente, sobre o estatuto dos fotojornalistas e realça a sua importância na construção da história.

Disponível em: Pictures That Change History: Why the World Needs Photojournalists

A morte de Mandela nos jornais

O The Guardian pegou em 38 primeiras páginas de jornais de todo o mundo para ilustrar a forma como os media noticiaram o desaparecimento de Nélson Mandela.

No que concerne à imprensa portuguesa, a escolha do jornal britânico recaiu no jornal Público (em baixo) – cuja edição de hoje é um autêntico documento para manter nas estantes.

http://www.publico.pt/jornal

http://www.publico.pt/jornal

Todas as primeiras páginas disponíveis em: Nelson Mandela’s death: the newspaper front pages – in pictures

2012 em fotografias

A agência noticiosa REUTERS escolheu as fotografias que melhor definiram o ano 2012. A selecção contém imagens do CONFLITO ARMADO NA SÍRIA, da passagem do FURACÃO SANDY  e da reeleição de BARACK OBAMA.

O conteúdo é, ainda, enriquecido com  depoimentos dos autores. Uma espécie de behind the scenes

Clique aqui.