Category Archives: Investigação

O jornalismo desportivo em ano de Mundial

O Código Cambridge, um laboratório de estudos que incide a sua atenção sobre os media desportivos, lançou o livro digital «El periodismo deportivo en año mundialista».

A iniciativa reúne os depoimentos de 14 jornalistas especializados em desporto e pretende alertar para os desafios da profissão no ano em que o Mundo estará, seguramente, com olhos no Mundial de Futebol que se realiza no início de Verão no Brasil.

Download gratuito:“EL PERIODISMO DEPORTIVO EN AÑO MUNDIALISTA”

Fulbright atribui bolsas

A Comissão Fulbright vai abrir concursos para a atribuição de Bolsas a estudantes e investigadores portugueses que pretendam prosseguir estudos de mestrado e doutoramento ou realizar projectos de investigação em universidades ou centros de investigação nos Estados Unidos da América.

O regulamento e informações detalhadas para cada concurso estão disponíveis no site da Comissão Fulbright (aqui) e as candidaturas deverão ser submetidas online entre 1 de Fevereiro e 31 de Março de 2014.

Os concursos abertos destinam-se a atribuir as seguintes bolsas:

Disponível aqui: Bolsas para Mestrado, Doutoramento e Investigação

Livros sobre ciberjornalismo

O blog Online Journalism reúne uma selecçao de livros sobre ciberjornalismo divididos em diversas categorias: base teórica, histórica e conceptual; prática do ciberjornalismo; segurança online; ética, distribuição, direito e empreendedorismo e multimedia.

Todos os exemplares estão disponíveis para compra online. Rigorosamente a não perder! Disponível aqui: An online journalism reading list

Lista de livros sobre comunicação e social media

O  Formación Online Gratis disponibiliza, no seu sítio na internet, 45 livros sobre comunicação e social media Download disponível em: Listado de los libros gratis de social media y comunicación

O jornalismo português até ao 25 de Abril

Livro retrata jornalismo português até à revolução de 1974: O PENSAMENTO JORNALÍSTICO PORTUGUÊS: DAS ORIGENS A ABRIL DE 1945 VOL. II

Jornalismo móvel e a transformação das redacções

Está disponível o número três da Revista Mediterránea de Comunicación, intitulada Hacia el Periodismo Móvil, que reúne uma série de artigos sobre a forma como as novas ferramentas tecnológicas (Smartphones e Tablets) e a proliferação das redes sociais (Facebook e Twitter) afectaram a vida dos jornalistas/editores e redimensionaram todo o processo de leitura.

Futuro negro

Um relatório preocupante da State of The News Media 2013 revela que 31% dos adultos deixaram de ler jornais por falta de credibilidade (aumento de 5% relativamente aos dados recolhidos em 2011).

Tão ou mais preocupante: apenas um em cada 12 jovens, entre os 18 e os 30 anos, e um em cada 20 adolescentes têm contacto com os meios de produção noticiosa (dados de uma pesquisa feita em 2007 na Universidade Harvard). Ficam algumas considerações importantes do Observatório de Imprensa do Brasil:

A responsabilidade que cabe às empresas jornalísticas nesse processo é a de terem colocado em primeiro lugar a sobrevivência do seu negócio e, só depois, procurado ver como a revolução, causada pelas novas tecnologias de informação e comunicação, afectou os comportamentos do público em matéria de leitura e consumo de notícias.

Era mais cómodo nos tempos em que as pessoas acreditavam na imprensa, mas os tempos mudaram irreversivelmente. Ficamos órfãos de uma imprensa que leva a sério a sua função de servir ao interesse público.

Agora o leitor tem que se aventurar, quase sozinho, pelo emaranhado da avalancha informativa para descobrir o que é bom ou ruim para nós. Dará mais trabalho e  obrigará a conviver com a insegurança, a incerteza e com o contraditório, mas pelo menos estaremos mais próximos da realidade.

Notícias e mobilidade

O livro Notícias e Mobilidade – O Jornalismo na Era dos Dispositivos Móveis, organizado por João Canavilhas (professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade da Beira Interior), um dos percursores no estudo do ciberjornalismo em Portugal,  procura responder a questões suscitadas por um novo ecossistema mediático em que os dispositivos móveis deixaram de ser meros acessórios e se tornaram elementos indispensáveis nas sociedades desenvolvidas (como comprovam os números de vendas ano após ano).

Um documento relevante para quem está (ou quer estar) no mercado dos media informativos.

Download gratuito:NOTÍCAS E MOBILIDADE – O JORNALISMO NA ERA DOS DISPOSITIVOS MÓVEIS

Jornalismo de proximidade

O livro Àgor@ – Jornalismo de Proximidade: Limites, Desafios e Oportunidades, com organização de João Carlos Correia (professor do Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da Beira Interior), reúne uma série de artigos de investigadores, dedicados ao estudo do jornalismo regional, que traçam o perfil do sector e antecipam o futuro mais próximo. Um contributo que todos os directores e jornalistas de órgãos regionais deviam ler.

Download gratuito:ÀGOR@ – JORNALISMO DE PROXIMIDADE: LIMITES, DESAFIOS E OPORTUNIDADES”

Periodismo en contexto de convergencias

Professores da Universidad Nacional del Comahue, na Argentina, estudaram a rotina jornalística, traçaram o perfil dos profissionais e das redacções e publicaram as conclusões em livro.

Download gratuito:“PERIODISMO EN CONTETO DE CONVERGENCIAS”