Monthly Archives: September 2013

O jornalista que limpa casas de banho para sobreviver em Londres

Benjamín Serra, de 25 anos, residente em Londres, é, por estes dias, um dos nomes mais falados em Espanha. No curriculum tem duas licenciaturas, um mestrado e bolsas de mérito, mas nem isso lhe garante colocação: actualmente limpa casas de banho para sobreviver na capital inglesa.

Farto de toda a situação, publicou, na sua página de facebook,  uma carta de revolta onde descreve tudo o que o rodeia. Um depoimento impressionante, cheio de coragem, que devia ser lido por todos os alunos de jornalismo.

«Soy Premio Extraordinario de Fin de carrera en mis dos titulaciones y limpio la MIERDA de otros en un país que no es el mío. Y no me avergüenza hacerlo. Limpiar es un trabajo muy digno. Lo que me avergüenza es tener que hacerlo porque nadie me ha dado una oportunidad en España».

Disponível em:  «Soy Benjamín Serra, tengo dos carreras, un máster y limpio baños en Londres»

O dia em que os desportivos viveram (quase) sem futebol

http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/4137

http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/4137

http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/4139

http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/4139

http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/4138

http://noticias.sapo.pt/banca/desporto/4138

O fim dos jornais

A Future Exploration prespectiva o fim da importância da imprensa escrita nos Estados Unidos par ao ano 2017. O estudo abrange os cinco continentes e prevê que a morte dos jornais em formato papel em Portugal ocorra por volta do ano 2028.

Os factores que sustentam os resultados estão divididos em dois grupos: globais (desenvolvimentos/custo associado às plataformas móveis) e nacionais (económicos, demográficos, governamentais, hábitos de consumo, etc., etc., etc…).

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

http://futureexploration.net/Newspaper_Extinction_Timeline.pdf

Disponível em: Newspaper extinction timeline

Via João Canavilhas

O malabarismo das pressões

O Banco Espírito Santo não gostou que o jornal I andasse a escarafunchar vários processos que envolvem altos quatros do grupo e reagiu de forma grosseira tentando lembrar que é um dos principais suportes dos jornais portugueses.

É mais que sabido que o mercado publicitário está em queda e que o I, desde a sua fundação, tem passado por sucessivas remodelações que levaram à mudança de mãos, no ano passado, e à dispensa recente de vários profissionais .

Apesar de estar e encarar um dos grandes clientes dos media portugueses, o I não se encolheu sustentando a sua posição com as responsabilidades editoriais que tem para com os leitores.

A escolha era simples: ou salvaguardavam-se algumas páginas de publicidade e atirava-se a «estória» para debaixo da secretária, ou prevalecia a ligação de confiança com que todos os dias compra o jornal.

Prevaleceu a segunda opção com óbvio prejuízo para as finanças da empresa. Ainda assim, manteve-se o eleitorado fiel. E é ele o principal activo de qualquer projecto de media.

A direcção do jornal i não se deixa intimidar com o poder económico e publicitário do BES e continuará a garantir o direito de informar e a acompanhar toda a informação que os seus jornalistas recolham com profissionalismo, isenção e respeito pelo nosso código deontológico

Nota da direcção do jornal I: O BES não pode esperar que os jornalistas deixem de exercer a sua profissão

Não há audiência

As televisões e os jornais estão a perder audiência. O perfil etário do consumidor de produtos televisivos situa-se, actualmente, entre os 40 e os 50 anos. A tendência indica um agravamento destes dados ao longo dos próximos anos, perspectivando-se que, a partir de 2015, metade de toda a plateia se situe acima dos 50 anos. Números preocupantes para as  grupos de media que continuam a não conseguir captar eleitorado mais jovem.

Para ler aqui: No new TV viewers or newspaper subscribers are being born

Via António Granado

Livros sobre ciberjornalismo

O blog Online Journalism reúne uma selecçao de livros sobre ciberjornalismo divididos em diversas categorias: base teórica, histórica e conceptual; prática do ciberjornalismo; segurança online; ética, distribuição, direito e empreendedorismo e multimedia.

Todos os exemplares estão disponíveis para compra online. Rigorosamente a não perder! Disponível aqui: An online journalism reading list

Lista de livros sobre comunicação e social media

O  Formación Online Gratis disponibiliza, no seu sítio na internet, 45 livros sobre comunicação e social media Download disponível em: Listado de los libros gratis de social media y comunicación

Plágio: a praga do jornalismo contemporâneo

Jornal Público, edição de Terça-feira, 24 de Setembro, de 2013

Jornal Público, edição de Terça-feira, 24 de Setembro, de 2013