O papel dos blogs

O blog Visão de Mercado, especializado no mercado de transferências do futebol europeu, concentrou, hoje, as atenções mediáticas ao anunciar, em primeira mão, que a contratação do avançado Marius Niculae, pelo Sporting Clube de Portugal, veiculada pela imprensa especializada mas, também, pela generalista, podia não concretizar-se porque o romeno já havia jogado em dois clubes esta temporada (Dínamo de Bucareste e Vaslui).

À partida, os responsáveis do blog não fizeram nada de especial: receberam a informação que as negociações estava em fase adiantada, investigaram, consultaram os regulamentos e concluíram que havia algo de errado (como publicaram aqui).

O insólito é que a descoberta apanhou toda a imprensa desprevenida (ninguém tinha feito o trabalho de casa), inclusivamente o clube que já tinha anunciado, no seu site oficial, a contratação do jogador (como pode ver aqui).

Começaram, então, a surgir, nas edições online, referências ao assunto, como fez aqui O Jogo ( e muito bem!), com a devida identificação do emissor original (mas nem todos tiveram a decência de fazer o mesmo).

A precedência aberta pelo excelente trabalho do Visão de Mercado levanta uma questão: que lugar ocupam os blogs no circuito informativo? Podem (ou não) ser considerados ciberjornais? Devem  limitar-se à condição de fonte, uma vez que não estão abrangidos por nenhuma conduta ética ou deontológica? Serão, apenas, os jornalistas personagens capazes de produzir conteúdos informativos credíveis?

São, seguramente, questões poucos consensuais tanto no campo profissional como no seio académico. Ainda assim, há uma certeza inquestionável: o Visão de Mercado cumpriu, na íntegra, as suas obrigações (com os leitores) ao percorrer todas(!) as etapas do labirinto noticioso. Seguramente também se debatem com os mesmos constrangimentos que os grandes grupos de media (falta de recursos), mas nem isso os impediu de serem profissionais de mão cheia. Bravo!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>